A terapia ILIB significa Irradiação Intravascular do sangue com laser. Foi desenvolvido na Rússia na década de 70 para tratamento de doenças cardiovasculares. Inicialmente utilizada de forma invasiva, em hospitais, com cateter intravenoso em um dos braços do paciente para incidir a luz vermelha, geralmente na artéria radial do lado esquerdo para acessar mais ativamente a pequena circulação (coração/pulmão), distribuindo sangue irradiado, através da grande circulação (coração/tecidos periféricos) para todo o organismo. Trazendo benefícios como a melhora da microcirculação e redução da área de infarto.

A aplicação é intravascular?

Atualmente o ILIB é feito de forma não invasiva (transdérmica ou transcutânea), denominado ILIB modificado, Fotobiomodulação Sistêmica Vascular ou Fotobiomodulação Sistêmica Vascular Transcutânea com aplicação contínua e direta com o auxílio de uma pulseira, na artéria radial.

Atuação da terapia

Atua por meio da absorção da luz pela hemoglobina, através do íon ferro, facilitando assim a conversão  da 2,3 BPG (bifosfoglicerato) aumentando a afinidade pelo oxigênio e citocromo C oxidase, cromóforo mitocondrial (presente nas células endoteliais), que a transforma a energia luminosa em energia química e eletroquímica, reativando o metabolismo celular, aumentando a biossíntese de ATP (adenosina trifostato), óxido nítrico (NO) e DNA mitocondrial. A terapia aumenta o metabolismo mitocondrial, de forma sistêmica, desencadeando respostas anti-inflamatórias, analgésicas, antioxidantes e vasculares no organismo.

Vale a pena agregar o ILIB ao meu tratamento?

Devido a sua ampla ação, o ILIB vem sendo considerado uma boa opção terapêutica especialmente nas doenças e afecções sistêmicas, inflamatórias, dores crônicas e agudas, locais ou sistêmicas e se caracteriza como recurso terapêutico facilitador do processo de reabilitação do paciente. 

O Recover e o Laser Duo possuem os seguintes comprimentos de onda: vermelho (660 nm), infravermelho (808 nm), simultâneo (660 nm e 808 nm) e a Fotobiomodulação Sistêmica Vascular (técnica ILIB), nos comprimentos de onda vermelho (660 nm), infravermelho (808 nm) e simultâneo (660 nm e 808 nm). Em poucas sessões, o paciente já apresenta melhoras, sem efeitos colaterais. Trata-se de um tratamento não invasivo, rápido e indolor.

Colaboração:

Dra. Karen Laurenti
Consultora MMO Fisioterapia
Profa. Elissandra Moreira
Consultora MMO Enfermagem
Profa. Ms. Liciane Bello
Consultora MMO Odontologia