Nos últimos anos, é possível perceber a disseminação de conteúdos enganosos, principalmente por dois fatores: devido à facilidade e velocidade de propagação e pelo impacto que podem gerar.

Nesse sentido, nós da MMO, sabemos que é fundamental conferir a veracidade das informações antes de compartilhá-las.
Do contrário, essas notícias errôneas provocarão dúvidas e conflitos, desencadeando ansiedade e medo na população. Todos temos direito a escolhas e opiniões, mas é imprescindível que isto seja baseado em fontes confiáveis. 

Gostaríamos de esclarecer que o equipamento Recupero, é a combinação do ultrassom e laser que são aplicados simultaneamente e que a aplicação do gel transparente não prejudica a transmitância do laser durante o tratamento.

Para isso realizamos a Análise transmitância do Laser através do gel com o objetivo de avaliar se o gel transparente utilizado em conjunto com o equipamento Recupero pode bloquear ou reduzir os níveis de potência óptica dos Lasers.

Para medir a potência dos lasers foi utilizado o equipamento medidor de potência Coherent Power Meter calibrado.
Realizou-se medidas de potência óptica do equipamento Recupero em quatro situações diferentes.

Como parâmetro inicial para que pudéssemos realizar as comparações, a medição foi realizada sem gel onde os lasers apresentaram medidas de 117mW para o 660nm e 88mw para o 808nm.

Com o auxílio de um dispositivo construído para manter um espaçamento uniforme conforme mostra a Figura 1, realizou-se duas medidas de espessura do gel com 0,5mm e 1mm.

Figura 1: dispositivo construído para manter um espaçamento uniforme com 0,5 e 1 mm.

Em seguida, após depositar uma quantidade considerável de gel sobre o transdutor, com o auxílio do dispositivo da Figura 1, foi possível manter uma camada de 0,5mm de gel para realização da medida de potência do equipamento Recupero conforme mostram as Figuras 2 e 3.

Figura 2: Espessura de gel 0,5mm.

Figura 3: Medida de potência com espessura de 0,5mm de gel.

Como não houve diferença no nível de potência do equipamento ocasionado pela camada de gel, aplicou-se uma quantidade considerável de gel sobre o transdutor, com o auxílio do dispositivo da Figura 1, depositando uma camada de 1mm de gel para realização da medida de potência do equipamento Recupero, conforme mostram as Figuras 4 e 5.

Figura 4: Espessura de 1mm de gel.

Figura 5: Medida de potência com espessura de 0,5mm de gel.

Não foi constatada alteração no nível de potência do equipamento ocasionado pela camada de gel, aplicando-se sobre o transdutor uma quantidade maior que 3 mm de espessura e de forma irregular para realização da medida de potência do equipamento Recupero, conforme mostram as Figuras 6 e 7.

Figura 6: Espessura irregular de gel maior que 3mm.

Figura 7: Medida de potência com espessura superior de 3mm e irregular.

De acordo com o exposto, evidenciamos que as camadas de gel inferiores de 3mm de espessura não causaram qualquer interferência na transmitância de potência do equipamento Recupero. A considerar que o equipamento atua em contato com a pele e utiliza o gel como meio de acoplamento com o tecido. Neste contexto, podemos garantir que não há qualquer perda ou bloqueio de potência causado pelo gel na emissão dos lasers 660 e 808nm do equipamento.

No desenvolvimento de nossos equipamentos, a ética é de caráter permanente, não concebemos exceções, quebra de regras ou descumprimentos de compromissos com os nossos clientes.

A MMO atua no segmento da tecnologia e inovação em saúde há 23 anos, prezando pela responsabilidade, respeito, comprometimento, honestidade, competência, transparência e integridade, entre nossos funcionários, clientes e revendas que estão envolvidas na comercialização de nossos equipamentos, ou seja, todo o nosso processo é compatível e compartilhamos dos mesmos valores. E como uma empresa familiar, temos o compromisso de manter a confiança e eficácia de nossos equipamentos.

Em caso de dúvidas, entrar em contato com a assistência técnica-científica da MMO para esclarecimentos, com a garantia de que a informação será fidedigna.

Dra. Karen Laurenti
IFSC/USP
Consultora em Fisioterapia na MMO