O climatério e a menopausa são fases caracterizadas por alterações hormonais significativas, que impactam diretamente a saúde capilar das mulheres.
A queda dos níveis de estrogênio e progesterona leva à intensificação da queda capilar, rarefação e alterações na textura dos fios. Neste contexto, tecnologias de fotobiomodulação com o uso de lasers e LEDs de baixa potência vêm sendo amplamente utilizadas para mitigar esses efeitos.
Este artigo tem como objetivo analisar os fundamentos e a aplicação clínica desses recursos terapêuticos no cuidado capilar durante o climatério e a menopausa.
O climatério é uma fase de transição marcada pelo declínio das funções ovarianas, culminando na menopausa. Essa fase implica mudanças hormonais que afetam vários sistemas do organismo, inclusive a saúde dos cabelos.
Dentre os principais sintomas capilares estão a queda de cabelo (eflúvio telógeno), afinamento dos fios, alterações na textura na hidratação e crescimento mais lento.
Com a popularização de terapias não invasivas, os tratamentos baseados na fotobiomodulação com luzes de baixa intensidade — como LEDs e lasers — vêm se destacando como alternativas eficazes e seguras para o tratamento dessas alterações.
Alterações capilares no climatério
A diminuição dos hormônios estrogênio e progesterona impacta diretamente o ciclo capilar, promovendo a entrada antecipada dos fios na fase telógena. As principais alterações observadas são:
- Queda acentuada dos fios;
- Rarefação difusa;
- Crescimento mais lento;
- Surgimento ou agravamento da alopecia androgenética feminina (AAF).
Além disso, é comum a diminuição da densidade capilar total, com progressiva perda de volume e cobertura do couro cabeludo. Muitas mulheres relatam afinamento visível da haste capilar, o que torna os fios mais frágeis e sujeitos à quebra mecânica.
Esses processos ocorrem devido à menor nutrição do folículo piloso, à diminuição da vascularização local e à redução da atividade das células-tronco foliculares, culminando em cabelos mais curtos, finos e com ciclo de vida reduzido.

Fotobiomodulação na prevenção e tratamentos das alterações capilares em mulheres no climatério e menopausa
A fotobiomodulação por laser ou LEDs tem demonstrado bons resultados na prevenção e tratamento das alterações capilares durante o período do climatério e da menopausa.
A ação da luz vermelha (630–660 nm) e do infravermelho próximo (808–850 nm) promovem o aumento da produção de ATP nas mitocôndrias, melhora da microcirculação, redução do estresse oxidativo e estímulo à proliferação celular, favorecendo a manutenção da fase anágena do ciclo capilar, incluindo o LED azul também.
Estudos clínicos indicam que sessões regulares de terapia com laser ou LEDs de baixa potência podem aumentar a densidade dos fios, melhorar a espessura capilar e estimular o crescimento de novos fios em pacientes durante esse período de transição na mulher, desde que o tratamento seja contínuo e associado a cuidados complementares como suplementação nutricional e orientação cosmética adequadas.

Técnicas como o microagulhamento com drug delivery podem potencializar os resultados desses protocolos.
Combinação da laserterapia vermelha e infravermelho com a vacuoterapia podem acelerar os resultados em eflúvios.

Resultados clínicos
Estudos recentes (Matta et al., 2024) demonstraram melhora na densidade capilar, crescimento de novos fios e diminuição da rarefação em mulheres tratadas com protocolos integrativos que envolvem fotobiomodulação, suporte nutricional e ajuste hormonal.
A personalização do tratamento é fundamental, considerando-se fatores como a idade, o estado nutricional e os exames laboratoriais da paciente.
Caso Clínico – I
Paciente no climatério com exacerbação da oleosidade, alopecia androgenética e período de intenso eflúvio.
Profissional: Rose da Matta / Katia Floris
Área de atuação: Tricologista e Cosmetóloga
Protocolo
LED Azul do equipamento Luminus de forma pontual, 1 minuto em cada região afetada ,acoplar o acessório pente e aplicar em modo varredura lenta na região a ser tratada, por 5 minutos.
Vacum Laser: ventosa de vidro (bico chato ou redonda);
Parâmetros: Modo pulsado; Tempo conforme a necessidade
Ajustar: Laser ON em 660/808nm
Ajustar: programa MP9,pressão de -100 até -250 mbar, localmente 30 segundos a 1 minutos/área (estímulo da vascularização/ energia );
Aplicar Dermocosmético com fatores de crescimento;
Finalizar o protocolo com massagem capilar.
Número de sessões: 5
Intervalo entre sessões: intervalo semanal
Foto do 1º e do último dia de tratamento
Caso Clínico – II
Paciente no climatério com diminuição da densidade capilar, progressiva perda de volume, fios frágeis, quebradiços e ressecados.
Profissional: Rose da Matta / Katia Floris
Área de atuação: Tricologista e Cosmetóloga
Protocolo
Higienizar os cabelos, aplicar dermocosmético adequado.
LED Azul do equipamento Luminus de forma pontual, 1 minuto em cada região afetada, acoplar o acessório pente e aplicar em modo varredura lenta na região a ser tratada, por 5 minutos.
Finalizar o protocolo, secar os cabelos em temperatura amena e em seguida aplicar o LED Azul em varredura para realinhar as cutículas.
Número de sessões: 2
Intervalo entre sessões: intervalo quinzenal
Foto do 1º e do último dia de tratamento
Considerações finais
O uso de lasers e LEDs de baixa potência representa uma alternativa terapêutica inovadora e eficaz no tratamento das alterações capilares durante o climatério e a menopausa.
A fotobiomodulação, quando associada a uma abordagem integrativa, demonstra resultados promissores, reforçando a necessidade de tratamentos personalizados e acompanhamento contínuo.
REFERÊNCIAS
HAMBLIN, M. R. Mechanisms and applications of the anti-inflammatory effects of photobiomodulation. AIMS Biophysics, 2017.
LAVI, R. et al. Low energy visible light induces dose-dependent proliferation of human mesenchymal stem cells. Lasers in Medical Science, 2012.
LIZARELLI, R. Reabilitação biofotônica orofacial: fundamentos e protocolos clínicos. São Paulo: Compacta, 2018.

Rosimeire Fernandes da Matta
Consultora em Tricologia – MMO