A tecnologia na área da saúde avança a passos largos, trazendo melhorias para os profissionais e a MMO prioriza os cuidados necessários para não causar danos, trazendo as melhores soluções para seus clientes.

Entretanto, para que o tratamento seja eficiente, dois fatores devem ser levados em consideração, o protocolo de aplicação adotado e a resposta do equipamento.

Basicamente, três técnicas de aplicação do ultrassom são muito exploradas na prática clínica da fisioterapia, como:

  • contato direto, onde o transdutor é posicionado sobre o tecido a ser irradiado, utilizando gel como um meio de acoplamento;
  • bolsa com água, que utiliza uma luva de látex preenchida de água sobre a área irradiada, também usando o gel clínico como condutor tanto entre a pele e a luva quanto entre a luva e o transdutor;
  • método de imersão, onde a área a ser irradiada é submersa em um recipiente com água.

É comum a presença de tatuagens em regiões que devem receber o tratamento com a nova tecnologia Recupero que combina ultrassom e laser no mesmo equipamento. Ele possui um sistema que só opera em contato com a pele do paciente. O acionamento é realizado por um emissor/sensor infravermelho que não funciona em tatuagens devido à alta absorção do comprimento de onda do sensor pelos pigmentos da tatuagem.

A nossa recomendação para que ocorra uma melhor forma de condução da onda ultrassônica do equipamento Recupero é a utilização de uma luva de látex com aproximadamente 150 ml de água. Nesta situação, recomenda-se que o laser seja desligado quando aplicado sobre a tatuagem, operando apenas o ultrassom. Operar com o laser ligado na região adjacentes ou em locais sem tatuagem.

A MMO afirma o compromisso com a tecnologia, inovação, preocupação e cuidados necessários para não causar danos, revertendo em melhores condições de vida e saúde para seus clientes.

Em caso de dúvidas, a assistência técnica-científica da MMO, sempre estará pronta para ajudar!

Dra. Karen Laurenti
IFSC/USP
Consultora em Fisioterapia na MMO