O sobrepeso é uma afecção extremamente comum na rotina veterinária, e que só vem aumentando nos últimos anos.
Os principais fatores que contribuem para o ganho de peso em cães e gatos incluem: oferta de alimentação inadequada (tanto em quantidade como em tipo e frequência), sedentarismo, castração e algumas doenças endócrinas.

O sobrepeso não controlado leva a obesidade, e ambos precisam ser tratados adequadamente, pois são fatores de risco para o desenvolvimento de outras doenças crônico-degenerativas como doença renal crônica, hepatopatias, neoplasias, endocrinopatias etc.

A castração é um fator de risco muito importante para o desenvolvimento da obesidade em cães e gatos, devido à diminuição do metabolismo basal após o procedimento e também pela diminuição da atividade e consequente sedentarismo que o animal passa a apresentar, sendo as fêmeas mais predispostas do que os machos.

A obesidade que ocorre após a castração é uma junção da diminuição do metabolismo com a alimentação inadequada e falta de atividade física.

Portanto, para evitar que o animal ganhe peso após a castração, recomenda-se que o tutor estimule o animal a praticar atividade física, seja através de passeios diários no bairro e/ou estímulo a exercícios de maior impacto como corrida/atividades em parque ou atividades supervisionadas em creches caninas.


É importante ressaltar que caso o paciente apresente alguma alteração osteomuscular ou neurológica, não é recomendado a prática de exercícios de alto impacto.

Além disso, é imprescindível que o tutor procure ajuda especializada de um Nutrólogo Veterinário para auxiliar no fornecimento de uma dieta adequada para perda de peso. A dieta para pacientes obesos deve ser individualizada e seguida à risca pelo tutor, pois quaisquer alimentos oferecidos fora o que estiver na dieta irão interferir no resultado.

Para auxiliar no tratamento da obesidade, podemos realizar a Fotobiomodulação Sistêmica Vascular, popularmente conhecida como Técnica ILIB. Essa terapia atua no aumento da taxa metabólica sistêmica, auxiliando no processo de perda de peso. Além disso, essa terapia auxilia no controle de alterações decorrentes da obesidade, como nos casos de hiperlipidemias e hepatopatias por acúmulo de gordura.

Equipamento VELUX com pulseira ILIB

Mais informações sobre o equipamento VELUX, acesse: www.mmo.com.br/velux

Colaboração:
Marina Santoro

Consultora veterinária MMOVET