Blog


O Instituto Walter Bagnato foi inaugurado no dia  29 de setembro localizado junto à fábrica da MMO em São Carlos com o evento do projeto “Terapia Fotodinâmica Brasil” e BNDS, mas a sua história já existe há muito tempo. Conheça um pouco mais dela:

Neste local funcionou por mais de 50 anos a oficina de Cromeação do Sr. Walter Bagnato. Ele foi o pioneiro em toda região em começar uma galvanoplastia que atendesse o desenvolvimento local.

Acreditou que tudo é possível com trabalho e coragem. Passou de empregado a empregador, e sem dúvida, um exemplo de empreendedorismo numa terra que desde cedo mostrava vocação para tecnologia, além da agricultura.

Esta cromeação, tornou-se referência em toda região, apesar de sempre ter sido pequena e operada de forma artesanal. Segundo Sr. Walter Bagnato “alguns tipos de trabalhos faz-se em grandes quantidade, outros necessitam de perfeição“. De fato, para ele, seu ofício era uma combinação de arte e técnica e a qualidade vinha antes do lucro.

WhatsApp Image 2017 10 02 at 14.34.02

 Apesar de nunca ter frequentado uma universidade, entendia de seu ofício como um mestre. Mas a história não para por aí. Quando o primeiro microscópio brasileiro foi desenvolvido e precisava ser fabricado, cedeu parte de sua oficina para iniciar a produção. Sua atitude antecipou incubadora e parques tecnológicos da cidade permitindo lançar a primeira semente do que seria a MMO. O Sr. Walter Bagnato nunca cobrou um aluguel do uso de seu espaço e sempre se dispôs a ajudar a alavancar as novas ideias: “ninguém pode mudar seu destino sem mudar seus hábitos”.

A coragem de vencer o desafio é a característica principal dos pioneiros. Por esta visão e por ter sido o primeiro a acreditar na MMO é que homenageamos dando a este local, o Seu nome.

WhatsApp Image 2017 09 29 at 13.52.27