Blog


 

O uso da luz não é novidade na história da humanidade. Desde a pré-história é utilizada como forma de terapia. Na Grécia antiga o banho de sol era usado para tratar e curar doenças. Mais tarde, foram considerados os efeitos bactericidas da luz solar (UV), dando início a utilização da luz como forma de terapia: fototerapia.

Atualmente, a fototerapia pode ser feita através de equipamentos com dispositivos com LASERS e LEDs.

A interação da luz com a nossa pele, acontece através de moléculas fotorreceptoras chamadas cromóforos que absorvem a luz e a transforma em energia para nossas células,  estimulando o metabolismo e induzindo a reações químicas,  que dão  origem a uma cascata de respostas celulares, promovendo benefícios na pele que vão desde a hidratação superficial, aumento da produção de colágeno até o controle dos processos inflamatórios.

• LASER significa: Light Amplification Stimulation Emission Radiation. (Amplificação de luz por emissão estimulada da irradiação)

• LED significa: Luz emitida por diodo. 

A diferença entre os LED’s e o LASER de baixa potência está na formação da luz. O laser está contido dentro de uma cavidade óptica, e emite feixes de luz coerentes e colimados (pontual). No caso dos LED’s não existe esta cavidade óptica, a emissão da luz não é coerente e colimada, mas produz uma onda eletromagnética próxima do laser, sendo assim tem resultados semelhantes ao laser!

Para a estética ambos têm uma aplicabilidade muito grande para atender as mais variadas disfunções da pele, como: Limpeza de pele, rejuvenescimento, acne, gordura localizada e celulite, pós-operatório, clareamento da pele, microagulhamento, e muito mais... 

Não há dúvidas sobre os efeitos positivos da luz nos tratamentos estéticos, muitos estudos científicos dão embasamento nos mais diversos protocolos, principalmente comprovando a excelente ação terapêutica na produção de colágeno, melhora da circulação sanguínea e linfática, promovendo a estimulação de celular, resultando em vários benéficos para pele, sendo que o uso do laser se torna um grande diferencial do profissional estético.

As luzes mais comuns que utilizamos são:

Luz Azul: Atua somente na epiderme (pele superficial), tendo função bactericida e fungicida, ela é bem aplicada por exemplo no tratamento da acne, sendo também muito usada para hidratação e coadjuvante no clareamento e limpeza da pele.

Luz Vermelha: Atua na camada intermediária da pele, elevando o nível de energia celular ativando células importantes como o fibroblasto responsável pela firmeza da pele. Melhora a circulação, oxigenação e nutrição da pele. 

Luz infravermelha: Atua nas camadas mais profundas da pele, promove ativação dos fibroblastos, também células de defesa   modulando processos inflamatórios e analgesia temporária. Também pode ser usada para reduzir edemas. 

Luz Laranja/Âmbar: Atua na camada intermediaria da pele, sendo absorvida por ribossomos presentes na célula, aumenta o metabolismo, o que leva à maior produção de colágeno e espessamento das fibras colágenas, o que torna a pele muito mais firme, elástica e densa…..notoriamente mais rejuvenescida.

A fototerapia é um tratamento coadjuvante aos tratamentos estéticos, e de modo geral ela mostra-se sobretudo, como uma excelente aliada a ser usada antes de outros tratamentos estéticos, porque potencializa os resultados, gerando uma satisfação ainda maior no cliente.

Cada dia mais os consumidores estão atentos e exigentes aos procedimentos oferecidos nas clínicas da estética, este mercado está em pleno crescimento. A busca tem sido incansável por resultados mais rápidos e efetivos. O uso da fototerapia, essa ferramenta de tecnologia avançada, torna profissionais qualificados em destaque, visto que obtém resultados mais satisfatórios e ganham a lealdade de clientes que se tornam muito mais satisfeitos. 

 

Sandra Costa

Esteticista Especialista em Cosmetologia e Marketing

Profª da Pos Graduação em Estética. Ministrante de Cursos de Atualização em Estética Facial e Corporal. Consultora Técnica MMO Equipamentos.

Consultora Técnica Ellementti Dermocosméticos

Diretora Técnica Empresa Skin Health Produtos e Serviços.