Blog


Muitos homens encaram o tratamento estético como algo desnecessário. No nosso país ainda existe a cultura de que ser vaidoso e ter cuidados com a pele é característica que pode ser atribuída somente a mulheres.
A estética masculina é vista ainda por alguns com muito preconceito.

Rotina e tendências do homem moderno
 
Estética masculina 1
 
Algumas tendências foram identificadas no homem moderno, após pesquisas realizadas, segundo Felipe Zobaran Diretor do Núcleo Homem da Editora Abril – podemos observar uma mudança no comportamento do público masculino em relação a:
A atuação do homem nas tarefas do lar, a liberdade emocional, maior consumo nos itens de cuidados pessoais, a preocupação com o bem-estar, etc.
As tendências mostram que atualmente eles assumem responsabilidades e funções que antes eram de exclusividade feminina, são intelectualmente ativos e buscam qualidade de vida.
A beleza está passando a ser vista não somente como exclusividade das mulheres, mas cada vez mais vemos a presença masculina nos salões de beleza e clinicas de estética de todo o mundo. Eles se preocupam com a pele, com o cabelo e até mesmo com as unhas.
E para atendê-los de forma diferenciada, as clinicas de estéticas e seus profissionais adequaram seus tratamentos, buscando conhecimento para trazer o que há melhor no mercado para satisfação do público masculino.
 
 
Sobre a pele masculina – diferenças
 
Estética masculina 2

Enquanto a pele feminina tende a mudar após eventos importantes como gravidez e menopausa, a pele do homem envelhece linearmente através do tempo. Isso resulta em menos elasticidade e uma pele mais seca ao longo dos anos. Devido diferenças hormonais a pele fica mais espessa, oleosa e com maior quantidade de pelos.
O grau de envelhecimento da pele depende de fatores intrínsecos como o código genético e o relógio biológico de cada um, mas também depende de fatores extrínsecos ou estilo de vida que podem acelerar o processo de degradação da pele como fumo, bebida alcoólica, exposição solar, falta de sono e estresse, gerando assim o envelhecimento precoce da pele.
 
 
O processo de barbear
 
Estética masculina 3
 
O processo de barbear é normalmente traumático para pele, é preciso observar que existem diferente tipos de lâminas, que podem ser direcionadas de acordo com cada tipo de pele e também do pelo, evitando assim processos inflamatórios como a foliculite, que deixa a pele irritada e marcada.
Após a retirada dos pelos e preciso hidratar e acalmar a pele com o uso de produtos adequados pós-barba que cumpre essas funções, além de evitar o ressecamento possuem ingredientes que reduzem a irritação causada pela lâmina e refrescam a pele.
E para aqueles que gostam de manter a barba, e preciso cuidados especiais para aparar e manter os pelos hidratados e macios.
Os recursos estéticos que podemos destacar nos cuidados da pele masculina são produtos dermocosméticos de alta tecnologia no tratamento e prevenção do envelhecimento da pele, peelings, laser, vacuoterapia, radiofrequência, etc.
 
 
Calvície
 
Estética masculina 4

Uma outra situação que acomete mais o público masculino, é a queda de cabelos, gerando a famosa calvície, atualmente o mercado estético cresceu muito nesta área, e muitos estudos clínicos e científicos, comprovam a eficácia de tratamentos como microagulhamento, laser de baixa intensidade, vácuo e endermologia, cosmetologia aplicada, enfim... muitas opções e combinações de técnicas favorecem os resultados.
Clinicas com profissionais especializados oferecem sempre tecnologias diferenciadas para garantir o sucesso do seu tratamento.
 
 

sandra costa

Sandra Costa
Esteticista Especialista em Cosmetologia e Marketing.
Profª da Pos Graduação em Estética. Ministrante de Cursos de Atualização em Estética Facial e Corporal.
Consultora Técnica MMO Equipamentos.