Blog


A limpeza de pele é um procedimento estético que tem como objetivo remover os comedões e impurezas da pele. Serve também para desintoxicar, remover células mortas e manter a pele macia e saudável, reduzindo a oleosidade. É um dos principais tratamentos oferecidos nas clínicas de estética como manutenção e é fundamental como preparação da pele para outros procedimentos

Já há algum tempo os profissionais vem utilizando a eletroterapia para potencializar os protocolos estéticos, fazendo assim com este procedimento padrão tenha seu diferencial e com isso chegar à resultados de excelência, dentre eles o mais moderno é o Vacum Laser.

VACUM LASER é o único equipamento disponível no mercado que combina vacuoterapia e fototerapia em uma única plataforma.

São 6 LASERS com 2 comprimentos de ondas (660–vermelho e 808-infravermelho) capazes de oferecer benefícios exclusivos da laserterapia e potencializar a performance dos procedimentos da vacuoterapia na estética e reabilitação. Os efeitos do LASER aceleram os processos e a recuperação, apresentando resultados finais surpreendentes. A vacuoterapia aumenta a vascularização e a permeabilidade das membranas celulares e o LASER acelera reações metabólicas, proporcionando resultados muito mais rápidos e eficientes.

Agora, vamos entender como a utilização do Vacum laser será positiva no protocolo de Limpeza de Pele:

PEELING DE DIAMANTE: (Esfoliação da pele com a associação do Vácuo) (para este procedimento é necessário utilizar o Kit com as ponteiras para peeling de diamante) também conhecido por microdermoabrasão, é um tratamento estético que faz uma esfoliação superficial da pele, promovendo a renovação celular e aumentando a permeabilidade da pele para uso de ativos , sendo muito eficiente  na preparação da pele antes da emoliência e extração que são fundamentais no protocolo de Limpeza de Pele;

VENTOSA DE VIDRO 6 MM CURVO: realizando movimentos de varredura nas regiões de maior oleosidade como por exemplo na testa, contorno do nariz e queixo, concentrando nas áreas com mais comedões, facilitando assim o processo de extração; e aumentando a nutrição e oxigenação da pele.

VENTOSA DE VIDRO 30 MM: pode-se utilizar esta ventosa em dois momentos neste protocolo: primeiro com pulsos de 1 a 5 por minuto nos grupos de linfonodos para realização de drenagem linfática; num segundo momento com pulsos 9MP promovendo maior oxigenação no tecido pós extração, realizando movimentos de varredura também no sentido do sistema linfático. Diminui o edema e melhora a vascularização. Além do controle da inflamação com uso do laser.

Lembrando que quando utilizamos qualquer ventosa, seja ela de acrílico ou de vidro, além da pressão negativa (vácuo) também é liberado o Laser (660 ou 808) a sua escolha, seja simultâneo ou não, e é isso que torna um protocolo mais efetivo. Quando utilizamos o Infravermelho antes da extração, conseguimos promover uma analgesia local, o que facilitará deixando-o menos doloroso e, utilizando o Vermelho depois, modulamos o processo inflamatório melhorando a cicatrização.

Protocolo de limpeza de pele com o Vacum Laser:

Higienização e tonificação de acordo com biotipo;
· Emoliência,
 Após Emoliência utilizar Vacum Laser para promover a extração com a ventosa de vidro 6 mm curvo,
Parâmetros:

Ajustar: Modo Contínuo
Ajustar Tempo: conforme a necessidade
Ajustar: Laser ON
Ajustar: em 660n
Ajustar: a pressão de acordo com sensibilidade da pele e com sucção suficiente para promover extração
Realizar movimentos de varredura nas regiões de maior oleosidades e concentrar nos comedões, Após a extração: Drenagem de Grupos linfáticos com Vacum Laser - ventosa vidro 30 mm, Parâmetros: Ajustar: Modo Pulsado
Ajustar: MP5
Ajustar Tempo: conforme a necessidade
Ajustar: Laser ON
Ajustar: em 808n
Ajustar: em pressão de até -60mbar
Posicione a ventosa sobre o grupo de linfonodos com movimentos lentos e suaves.
· Em seguida: Aplicar o Vacum Laser ventosa de vidro 30 mm
Parâmetros: Ajustar: Modo Pulsado
Ajustar: MP9
Ajustar Tempo: conforme a necessidade
Ajustar: Laser ON
Ajustar: em 660/808n
Ajustar: em pressão de -90 a -150mbar 
· Promover movimentos de varredura no sentido do sistema linfático. Para esta etapa utilizar produto para deslizamento da ventosa e conservar a penetração da luz; (O produto pode ser em base gel ou em base óleo vegetal e também pode conter ativos de acordo com a indicação) Seguir o protocolo com o uso de produtos adequados à técnica de Limpeza de Pele conforme orientação do fabricante do produto.
Observação Importante: É imprescindível o uso de óculos de proteção profissional e cliente para devida proteção durante a emissão de laser;

sandra costa

Sandra Costa
Esteticista Especialista em Cosmetologia e Marketing.
Profª da Pos Graduação em Estética. Ministrante de Cursos de Atualização em Estética Facial e Corporal.
Consultora Técnica MMO Equipamentos.