FAQ


Clareamento Digital

 

Quanto tempo o gel deverá permanecer sobre a superfície dos dentes, em cada aplicação durante uma mesma sessão?

O que se observa atualmente é a existência da falta de consenso entre os pesquisadores no que se refere ao tempo de utilização dos agentes clareadores, com isso, acredito que a pergunta mais correta: Qual é o tempo seguro de utilização destes agentes clareadores para se obter um tratamento estético satisfatório? O tempo total de utilização destes agentes pode variar em função da concentração utilizada, do tipo de equipamento utilizado para promover a aceleração do processo e da severidade de manchamento a ser tratada; Acredito que o tempo considerado seguro varia de 3 à 10 minutos por sessão.

A sensibilidade dentinária que poderá ocorrer após o clareamento dental poderá ser tratada de que forma?

A sensibilidade dentinária pode ser tratada através da utilização de agentes químicos ou físicos. Dentre os métodos químicos, podem ser citados os fármacos e os vernizes a base de flúor que promovem um efeito transitório e de curta duração. O LASER de baixa intensidade de potência (terapêutico) é reconhecido nos dias de hoje como a ferramenta mais eficaz no tratamento da sensibilidade dentinária.

É possível a utilização de um aparelho fotoativador para realizar um clareamento dental?

Sim, a utilização de equipamentos com o intuito de acelerar o processo é valida e é bem descrita na literatura. O principal efeito destes equipamentos no processo de clareamento dental é melhorar a eficiência da reação química e diminuir o tempo de exposição do paciente ao agente oxidante bem como alcançar níveis estéticos satisfatórios.

Drº Fernando Florez

O laser infravermelho presente em equipamentos híbridos para clareamento dental proporciona redução na sensibilidade durante e após o clareamento?

O laser infravermelho presente em equipamentos híbridos é otimizado para a utilização pós-clareamento se houver hipersensibilidade dental originada pelo próprio procedimento de clareamento dental. Dessa forma, não é recomendado o seu uso durante o procedimento de clareamento dental a LED pois os parâmetros e cálculos utilizados para a luz LED são totalmente diferentes dos parâmetros para a luz laser infravermelha.

Finalizado o clareamento dental, devemos aguardar quantos dias para realizar o procedimento restaurador?

Após o procedimento de clareamento dental é prudente aguardarmos de 7 a 10 dias para que os procedimentos restauradores estéticos possam ser realizados. Há duas razões plausíveis que justificam esta espera:

1. Devemos aguardar um período de pelo menos 7 dias para que a cor dental esteja estabilizada após o procedimento de clareamento dental.

2. Durante o procedimento de clareamento dental ocorre liberação de moléculas de oxigênio que podem permanecer no interior da estrutura dental (esmalte e dentina) por pelo menos 7 dias. Uma justificativa para isto deve-se ao fato de observarmos uma diferença de uma sessão para outra quando realizamos o procedimento de clareamento dental no consultório em mais de uma sessão. Essas moléculas de oxigênio podem impedir a polimerização completa dos incrementos de resina composta em uma restauração estética.

Proº Drº José Pelino

Envie sua dúvida

Caso não tenha encontrado sua dúvida em nosso FAQ, entre em contato conosco através do formulário abaixo: