Cuidar da saúde dos animais de pequeno e de grande porte é uma responsabilidade e compromisso importante e que garante a longevidade e qualidade de vida deles.

A MMO lançou uma tecnologia que traz muitos benefícios para os profissionais, pois se une à fisioterapia a fim de oferecer o melhor tratamento, gerando uma confiança nos procedimentos por serem diferenciados e eficientes.

O SOLLIEVO VET é uma tendência que agrega valor ao tratamento, ao atendimento e a percepção no tratamento ao paciente, promovendo mais qualidade de vida, redução do tempo de reabilitação e do tempo de tratamento, proporcionando resultando muito mais rápidos.

SOLLIEVO

O SOLLIEVO VET é a aplicação simultânea do ultrassom terapêutico e da fotobiomodulação de baixa intensidade, que permite a potencialização de seus efeitos anti-inflamatórios, analgésicos trófico-regenerativos, além da produção de ATP (adenosina trifosfato), favorecendo o aumento da regeneração tecidual que estimula à microcirculação e que eleva o aporte de elementos nutricionais associado ao aumento da velocidade mitótica, isso facilita a multiplicação das células e formação de novos vasos a partir dos pré-existentes de forma sistêmica.

A fim de analisar melhor a interação dessa terapia de ultrassom combinado com laser no tecido biológico, Amaral (2021) realizou algumas medidas com phantom. O phantom é um meio que simula as propriedades do tecido biológico.
Sua importância é auxiliar o estudo e facilitar o entendimento das interações da luz com os tecidos.
Existem vários tipos de phantoms e consistem de uma matriz como água, hidrogel, e polímeros sendo estes espalhadores e absorvedores.

A experimentação com phantom é realizada para análise do formato da distribuição de luz com o laser visível vermelho, simulando essa distribuição no tecido biológico. O phantom bege tem características mais semelhantes a pigmentação da pele humana (caucasianos) e apresenta medidas com 50,0 mm de diâmetro e 34,0 mm de altura. Por outro lado, o phantom na cor branca, ou seja, phantom sem pigmentação tem 39,0 mm de diâmetro e 23,0 mm de altura apresentado na Figura 1.

Figura 1: Em A vista lateral do phantom com superfície irregular e B vista superior do phantom com superfície lisa (AMARAL, 2021).

Foi possível verificar a distribuição da luz vermelha nos dois tipos de phantom, pois os fenômenos ópticos, como absorção, espalhamento são muito importantes.

A distribuição da penetração da luz laser vermelha também é muito importante e através da emissão em phantom na cor bege e branco é possível entender os fenômenos de espalhamento e absorção como mostra a Figura 2. Podemos observar que na Figura 2 que o phantom bege absorve a luz laser vermelha, enquanto que o phantom branco somente espalha a luz. Devido a este achado, a quantidade de melanina existente do tecido biológico é determinante para a absorção da luz.

Figura 2: Emissão luminosa do laser vermelho em face lisa do phantom bege e branco. Em A e B é possível verificar a diferença de espalhamento nos phantoms, em A ocorre absorção e pouco espalhamento e B ocorre espalhamento em quase o phantom todo. Em C e D, através do programa Python é possível tratar e analisar a imagem calculada em pixels e é nítido que o phantom bege (C) houve penetração de 15,0 mm, enquanto que em D aproximadamente 25,0 mm com a mesma fonte de luz (AMARAL, 2021).

De acordo com as Figuras 1 e 2 podemos observar que mesmo movimentando a peça de mão durante a aplicação simultânea do ultrassom e laser ocorre absorção e espalhamento da luz. Ou seja, a luz se espalha no ponto e ao redor do ponto promovendo o espalhamento, consequentemente, ampliação e homogeneização do contorno no tecido irradiado, trazendo os benefícios das duas terapias numa única aplicação.

Referência Bibliográfica

BRUNO, J.S.A. (2021). Análise clínica comparativa da terapia sinérgica de ultrassom e laser e terapias isoladas para tratamento da Fibromialgia. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de São Carlos. Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia. São Carlos/SP. 117p.

Dra. Karen Laurenti
Consultora técnica MMO