RELATO DE CASO CLÍNICO
Resumo: Apresentação de um caso clínico sobre a utilização do laser de diodo cirúrgico TW Surgical, para tratamento estético orofacial, removendo Grânulos de Fordyce labiais. A parametrização para emprego do laser de diodo cirúrgico será apresentada e discutida, visando o pós-operatório mais eficiente, quanto a sensibilidade dolorosa, controle da inflamação, velocidade do reparo tecidual e resultado clínico estético.
Com o aspecto de pequenas pápulas amareladas, presente nos lábios de alguns pacientes, os grânulos de Fordyce, podem incomodar esteticamente. Na verdade, trata-se de glândulas sebáceas ectópicas, uma vez que, constituem anexos naturais do tecido tissular (pele) e não das mucosas, oral ou genital.
Clinicamente, apresentam leve elevação e diâmetro não superior a 2,0mm. Podem estar aglomeradas ou não. Além da região dos lábios (externamente), podem surgir na mucosa jugal na porção posterior e também nas mucosas genitais.
Segundo Cerri; Silva (2005), há um aumento significativo da sua prevalência com a o aumento também da idade do paciente, independente do sexo.
O laser de diodo cirúrgico emitindo no comprimento de onda 808nm constitui-se num instrumento inteligente, para remoção rápida e com menor dano colateral, de lesões orofaciais. Seu mecanismo de interação com os tecidos biológicos, nos modos contínuos e pulsado em milissegundos, resulta em Fototérmico, ou seja, a energia fotônica, uma vez absorvida pelo tecido, será praticamente totalmente transformada em calor. Por isso, esse laser é muito eficiente para coagular, desnaturar proteínas, vaporizar, cauterizar e carbonizar tecidos moles, superficiais e profundos (LIZARELLI, 2018).
Dessa forma, quando a presença dos Grânulos de Fordyce, que não representam problemas para a saúde do paciente, porém, o incomodam esteticamente, o melhor instrumento para sua remoção é, sem dúvidas, um laser cirúrgico de efeito fototérmico, porque, sendo um instrumento altamente seletivo e conservador, a remoção total dessas pequenas pápulas, resultará num pós-operatório (PO) pouco desconfortável e com “down-time” de alguns 4 ou 5 dias.
Apresentação do Caso Clínico
Paciente P.C.G.S., 55 anos, sexo masculino, cirurgião-dentista, procurou o atendimento com lasers, relatando que há muitos anos a presença dos grânulos de Fordyce, no lábio superior, o incomodavam esteticamente (Fig. 1). Foi proposto o tratamento com o laser de diodo cirúrgico, TW Surgical (MMO, São Carlos, SP, Brasil) (Fig. 2) para ablação total.
Figura 1 – Aspecto clínico inicial dos grânulos de Fordyce no lábio superior do paciente.
Figura 2 – Laser de Diodo Cirúrgico 808nm (TW Surgical, MMO, São Carlos, SP, Brasil).
Os parâmetros de irradiação utilizados foram: fibra de 400 micrômetros, 3W de potência, modo contínuo, resfriamento com jato de ar da seringa tríplice e sugador de alta potência, operando por punturação (Figs. 3 e 4). No PO imediato, o laser de baixa intensidade vermelho (660nm), pontos com 2J de energia total cada, foi aplicado, puntualmente, ao longo do lábio superior (6 pontos), em contato e parado (Fig. 5), e, em seguida, uma fina camada de um óleo a base de abacate, açaí, e gerânio foi aplicado para manter a hidratação. Nos cuidados caseiros, o paciente manteve a mesma hidratação aplicando vaselina líquida.
Figura 3 – Ablação dos grânulos de Fordyce com laser de alta potência 808nm (TW Surgical, MMO, São Carlos, SP, Brasil).
Figura 4 – Forma de ablação (vídeo).
Figura 5 – Irradiação com laser de baixa intensidade vermelho 3J por ponto (Laser Duo, MMO, São Carlos, SP, Brasil).
O aspecto final, imediatamente após a realização da ablação, apresentou a formação de crostas, resultantes da carbonização e denaturação do tecido superficial onde se hospedavam os grânulos (Fig. 6). Essa crosta não deve ser removida, pois terá a função de um “cimento cirúrgico biológico”, protegendo a camada subjacente agredida e inflamada.
Figura 6 – Aspecto clínico final, imediatamente após tratamento realizado.
O resultado após 26 dias mostrou-se bastante satisfatório (Fig. 7) e a comparação (antes e depois) (Fig. 8) comprovava o procedimento bem-sucedido. Porém, caso fosse necessário, retoques poderiam ser realizados, pois o tecido já se apresentava completamente cicatrizado.
Figura 7 – Aspecto clínico após 26 dias do procedimento realizado.
Figura 8 – Comparação entre o aspecto inicial e o final.
Conclusão
A indicação e utilização de um laser de diodo de alta intensidade para remoção dos grânulos de Fordyce na mucosa labial (oral) é, de fato, uma das boas indicações do laser TW Surgical (MMO), dentro da Odontologia Orofacial Estética.
Referências Bibliográficas
1 – CERRI, A.; SILVA, C. E. X. S. R. Desvios de normalidade da cavidade bucal. Disponível em http://www.guiaodonto.com.br/ver_artigo.asp?codigo=122l On line. Publicado em 27/02/2005
2 – LIZARELLI, R. F. Z. Reabilitação biofotônica orofacial – fundamentos e protocolos clínicos. Autora e Organizadora. São Carlos: Compacta, 2018.
Dra. Rosane de Fátima Zanirato Lizarelli
Cirurgiã-Dentista
Consultora Científica da MMO