A frequência de administração é única para cada caso e depende da afecção, condição do cliente e resposta do paciente à terapia.

Determinar e prescrever o número e frequência das sessões é responsabilidade do prescritor.

No geral, as condições são classificadas em 3 categorias: pós-operatória, aguda ou crônica.

EQUIPAMENTOS MMO DE LASERTERAPIA

VELUX
EMIVET

Lesões pós-operatórias: as sessões são aplicadas por uma ou duas vezes em dias seguidos com o objetivo de aliviar a dor e edema pós-operatório ou pós-traumático.

Uma vez que essas condições tendem a se reestabelecer em um período curto de tempo, geralmente não é necessário um número grande de sessões (a depender da gravidade das lesões).

Entretanto, a fotobiomodulação deve ser parte do manejo multimodal da dor, usada em associação com outras técnicas analgésicas, o laser irá reduzir o edema, a dor e a inflamação aguda.

A aplicação pode ser feita no período de recuperação anestésica e também no dia seguinte, caso o paciente fique hospitalizado.

Lesões agudas: são recomendadas sessões diariamente ou em dias alternados, diminuindo a frequência gradativamente até a resolução da condição. Na maioria dos casos, quanto maior for a lesão ou a inflamação, mais necessário se torna o tratamento diário.

Em casos de pacientes hospitalizados, o tratamento diário é acessível e prático.

Caso contrário, deve-se estabelecer um combinado com o tutor entre o que é o ideal (diariamente) e o que é possível para o cliente, dada as condições.

Lesões crônicas: são mais complicadas de tratar do que as outras, pois no geral, assim como o seu desenvolvimento é crônico, a sua resposta também será.

Condições crônicas são tratadas em 3 fases:

Indução: série mais intensiva de tratamento na qual o laser é aplicado de duas a três vezes por semana, até 12 sessões ou até que haja uma resposta significativa. A avaliação da resposta vai depender do paciente, da condição e da expectativa do veterinário e do tutor.

Transição: série de sessões que estão em redução de frequência gradativa, usada para estabelecer a frequência necessária para manter a resposta clínica desejada.

Recomenda-se geralmente uma ou duas sessões por semana durante 4 semanas.

Manutenção: série de tratamento utilizada a longo prazo, aplicada na frequência que for necessária para manter a resposta clínica e a qualidade de vida do paciente, portanto é ajustada para cada tipo de paciente. No geral, recomenda-se sessões a cada 3 ou 4 semanas.

Observações:

A resposta à terapia depende de cada paciente e de cada afecção. Cada animal pode responder de formas diferentes à mesma afecção. As recomendações descritas acima são um guia para auxiliar na escolha do protocolo, mas não uma regra a ser seguida.

O efeito da fotobiomodulação é cumulativa, a cada sessão, deve haver uma melhora na condição clínica ou um aumento na duração da resposta.

Caso não haja uma resposta após 3 ou 4 sessões, reavalie o paciente, o diagnóstico e o protocolo utilizado.
Faça reajustes ou peça mais exames, caso necessário.

Colaboração
Marina Santoro

Consultora veterinária MMOVET