Afinal, o que é Fotobiomodulação?

A Fotobiomodulação (FBM) é o uso da luz como uma fonte terapêutica. Essa luz pode ser o sol, Laser ou Led. É um recurso indolor, não medicamentoso e a literatura relata que não possui efeitos colaterais, ou seja, não possui eventos adversos quando bem aplicada.

Cuidados ao trabalhar com a Fotobiomodulação

Devo encostar a ponteira na pele do pet?

A utilização da técnica de contato direto é fundamental para minimizar as perdas por divergência e maximizar sua transmissão. É necessário encostar a ponta do equipamento na região a ser tratada.

Tom sendo tratado devido amputação das patinhas traseiras | Caso clínico cedido pelo Instituto Caramelo | Equipamento: VELUX

Porque tenho que encapar o equipamento?

Na tentativa de minimizar a contaminação entre os pacientes, uma vez que não é possível a esterilização, é indicado o uso de filmes transparentes de PVC envolvendo todo o equipamento. O uso dos filmes de plástico, além dos aspectos de proteção do paciente e do equipamento, contribui para uma diminuição das perdas na transmissão por divergência do feixe.

Vou ter perda de energia se encapar meu equipamento com filme de PVC?

Dados obtidos em pesquisa mostram que o filme de PVC pode ser usado na aplicação clínica do Laser, sem interferir na transmissividade, uma vez que as perdas são pequenas. O uso de PVC é recomendável para proteger o paciente e o equipamento, uma vez que ambos podem sofrer contaminação durante a aplicação terapêutica.   

Tom sendo tratado devido amputação das patinhas traseiras | Caso clínico cedido pelo Instituto Caramelo | Equipamento: EMIVET

A Fotobiomodulação pode queimar meu pet?

Dependendo da potência e da área do emissor você pode ter uma irradiância alta (potência do equipamento dividida pela área do feixe). Se tiver uma irradiância muito alta dependendo do tipo de tecido que vai ser aplicado, esse tecido pode esquentar e causar queimadura.

Tratamento da Muffie com o equipamento EMIVET | Fotos cedidas pelo Instituto Caramelo

Por exemplo, animais com pele escura, se o equipamento tiver uma irradiância alta pode aquecer e gerar uma queimadura mesmo sendo um Laser de baixa potência. Nesses casos, quando o animal sentir incômodo no momento da aplicação, deve-se fracionar a dose.

Se o profissional for usar 6 joules, o equipamento vai ficar 60 segundos em cada ponto, então, fracionando coloca 3 Joules e faz a aplicação no ponto, no próximo ponto 3 Joules e volta usando 3 joules. No final temos os 6 Joules, porém de forma fracionada.

Tratamento da Mirela com o equipamento EMIVET | Foto cedida pelo Instituto Caramelo

Porque o profissional e o pet devem usar os óculos de proteção?

Tanto o Laser quanto Led podem causam lesões oculares que se manifestam variando de acordo com o comprimento de onda da luz. Comprimentos de onda na faixa do vermelho podem ocasionar lesões de natureza térmica e fotoquímica na retina.

Já os comprimentos de onda na faixa do infravermelho são os mais perigosos para o olho, que não percebe os feixes deste comprimento, mas os focaliza sobre a retina, na qual provocam queimaduras graves e lesões fotoquímicas da retina.

Além disso, parte destes feixes é absorvida pelo cristalino, levando à turvação do mesmo, isto é, à catarata. Isso significa que não devemos olhar diretamente para o feixe laser sendo indispensável a utilização dos óculos de proteção pelo paciente e profissional.

Caso clínico cedido pelo Instituto Caramelo

Equipamentos MMO

Quem tem animais de estimação busca diversos cuidados para manter a saúde do pet em dia.

Os equipamentos da MMO oferecem tratamentos que utilizam Laser e Led terapêuticos com o objetivo de garantir melhoras significativas nos sintomas de diversos tipos de patologias em animais de pequeno, médio e grande porte.

Equipamentos: VELUX | VELUX com pulseira ILIB | EMIVET
EMIVET: LED Vermelho e Azul

Conheça nossa linha completa, acesse: https://mmo.com.br/veterinaria

Dra. Karen Laurenti
Consultora Técnica MMO